O Jardim Botânico em Castro Daire

Publicado a 2017-10-06

A Câmara Municipal de Castro Daire convidou, no passado dia 22 de setembro, ao Jardim Botânico da UTAD no âmbito das Jornadas sobre o Património Natural. A Blioteca Municipal, através da sua coordenadora Marta Carvalhal, mostrou interesse em conhecer melhor o recurso natural vegetal deste concelho. Para esse fim a própria Biblioteca Municipal pensou em iniciar os jovens deste município de montanha na realização de herbários, de forma que fossem criados instrumentos para esse melhor conhecimento da diversidade vegetal. Uma proposta como esta fez pensar logo ao Jardim Botânico da UTAD na magnífica lenda do “caçador de plantas”. Deste modo, ao longo de um dia uma equipa do Jardim Botânico mostrou como qualquer um de nós pode ser um caçador de plantas, sem por isso colhermos ou danificarmos um único espécime. Hoje em dia muitos são os que têm câmaras digitais nos seus telemóveis. Já só com um dispositivo como este podem ser fotografadas as plantas que vão aparecendo no nosso entorno. Desta forma tão simples podemos transformar-nos em verdadeiros caçadores de plantas da era moderna, respeitadores da vida e amantes dessa riquíssima diversidade florística que recobre o nosso planeta.

Com esta atividade o Jardim Botânico quis também render uma homenagem ao inspirador desta lenda tão viva e comprometida do caçador de plantas, Joseph Banks (1743-1820)*. Companheiro muitas vezes incomodativo da expedição de James Cook a terras australianas e nova zelandesas, este intrépido e destemido naturalista britânico passaria a ser o responsável por um novo capítulo da história do naturalismo: o naturalismo ultramarino. Hoje a figura deste insigne botânico está consagrada à fundação dos Kew Gardens, em Londres, ao mesmo tempo que ao primeiro herbário sobre flora oceânica depositado nesta instituição.

*O retrato de Joseph Banks que aqui incluímos é da autoria de Thomas Phillips, e está exposto na Royal Society de Londres

Partilhe esta página

Comentários