Xutos & Pontapés celebram carreira e liberdade no Jardim Botânico da UTAD

Publicado a 2015-04-16

Celebrar 35 anos de carreira no dia da liberdade foi o desafio lançado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) ao grupo musical Xutos & Pontapés.

O grupo foi convidado a plantar ”a árvore da Liberdade” no jardim Botânico da UTAD, convite aceite por todos os membros do grupo que estará presente no dia 25 de abril pelas 16 horas, no campus e jardim da Universidade, numa iniciativa integrada nas comemorações do dia da Liberdade do Município de Vila Real.

Ao lançar este desafio, a UTAD pretendeu não só que este grupo emblemático do panorama musical nacional constasse com Padrinho do seu jardim, mas quis também homenagear os 35 anos de uma carreira, quase tão longa como a liberdade em Portugal.

O momento de plantação traduz a homenagem ao grupo, que passa a fazer parte do roteiro das personalidades do Jardim Botânico da UTAD. A árvore escolhida - ginjeira-do-mato - foi oferecida pelo Governo dos Açores, pertence à espécie Prunus azorica, sendo um dos 10 mais raros endemismos açorianos. Esta ação vai contribuir para o aumento da biodiversidade no Jardim com espécies endémicas da flora portuguesa e ajudar a estreitar laços de cooperação entre a UTAD e os Açores.

O Jardim Botânico da UTAD é atualmente, um dos maiores jardins botânicos da Europa onde podem ser observadas espécies vegetais vindas dos quatro cantos do mundo. O centro interpretativo alberga o herbário que contém uma coleção de 2.250 espécies diferentes oriundas da Península Ibérica, Norte de África e Europa Central.

Reconhecido internacionalmente a 27 de Maio de 1988, o JBUTAD tem cerca de 140 hectares e oferece um espaço aberto onde o visitante pode descobrir “os segredos de uma natureza próxima ou muito distante”, sem o carácter enclausurado, próprio dos museus tradicionais, sendo um ponto de visita obrigatório na passagem por Vila Real!